Paróquia da Inclusão recebe a visita do secretário geral da IEAB para reforçar a presença dos fiéis em MS


A Paróquia da Inclusão da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) em Campo Grande recebe a visita do secretário geral, Reverendo Arthur Cavalcante, para abordar a presença da comunidade religiosa em Mato Grosso do Sul. É a terceira vez que o representante da congregação vem à Capital para conversar líderes locais e fiéis. O encontro acontece na noite desta quarta-feira (8) e manhã de quinta (9)

O reverendo da Paróquia, Hugo Sanchez, destaca a importância da visita do secretário para os membros da comunidade. “Somos um grupo que está em crescimento e precisamos desenvolver a percepção de unidade com a Igreja do Brasil para podermos progredir no sentido de evangelizadores”, ponderou.

A Igreja Anglicana foi a primeira denominação não católica a chegar ao Brasil em 1810 com a vinda da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. Em Mato Grosso do Sul os primeiros missionários iniciaram os trabalhos em 1970, em Dourados.

Presente em 164 países e com um total estimado de 90 milhões de membros, é a terceira maior comunhão Cristã no mundo. No Brasil, estimas-se que 150 mil professam a fé anglicana, enquanto que em Mato Grosso do Sul são 100 membros.

“Em 2020 comemoramos 10 anos de anglicanos em Campo Grande e estamos nos preparando para esta celebração desenvolvendo um calendário de eventos para confirmar a nossa presença na Capital”, afirmou Sanchez.

A fé anglicana é centrada no testemunho das Escrituras Sagradas, nos credos históricos, tradição da Igreja Cristã e no uso da razão (dom de Deus) para entender Sua mensagem em um mundo de cada vez mais rápidas mudanças.

A presença das mulheres em cargos paroquiais e administrativos é uma questão defendida pela Igreja para promover a igualdade de gênero. Todas as pessoas, independente de gênero, opção sexual e ex membros de outras denominações, são acolhidas pelos fiéis anglicanos em todas as comunidades.

“Nossa proposta é incluir todos que desejam compartilhar da fé Cristã e crescer como indivíduo e sociedade. A visita do secretário geral reforça que os anglicanos estão dispostos para receber estas pessoas de braços abertos”, afirmou o reverendo Hugo.

Reverendo Arthur Cavalcante
O Rev. Arthur é graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Caruaru (1997) e Bacharel em Teologia no Seminário Anglicano de Estudos Teológicos - SAET (2002), com mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2010). Foi Secretário Executivo da Diocese Anglicana do Recife (DAR) 2002-2003. Após mudar-se para São Paulo, veio a ser Reitor da Paróquia da Santíssima Trindade, desde 2005. Também é membro da Comissão Nacional de Liturgia da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil desde 2006 e integrante do GT Religiões – HIV/AIDS do Estado de São Paulo desde 2006, bem como professor do Instituto Anglicano de Estudos Teológicos (IAET) desde 2004 e professor visitante do SAET/Recife (EAD) desde 2010.

A Secretaria Geral é a instância da IEAB responsável pela articulação das instâncias provinciais da Igreja e pela implementação dos planos e programas definidos em âmbito sinodal e do Conselho Executivo. Isso envolve um papel de comunicação inter-provincial e inter-anglicana bem como diante da sociedade como um todo.

O cargo de Secretário Geral é indicado pelo Primaz e homologado pelo Sínodo da IEAB. O Reverendo Arthur Cavalcante foi eleito após um processo de consultas entre bispos, Presidência da Câmara de Clérigos e Leigos e outras instâncias da liderança da Igreja, em substituição ao Rev. Cônego Francisco de Assis Silva, o atual Primaz do Brasil.

Comentários

AGUARDEM!!!!

AGUARDEM!!!!

Postagens mais visitadas