16 de Fevereiro: Conecte-se
Reflitamos sobre os sacrifícios suportados pelos mais vulneráveis e provocados pelas mudanças climáticas.
No zona rural de Camarões, os efeitos das mudanças climáticas causadas pelo homem têm uma consequência inesperada: menor acesso ao ensino superior. Os camaroneses que vivem nas zonas rurais possuem uma renda mensal de US$ 40 a US$ 50. A venda de cultivos próprios, como banana e mandioca, proporciona a essas famílias os meios para educar seus filhos e treiná-los para trabalhar nas cidades.
No entanto, o aumento das temperaturas e a diminuição das chuvas reduziram drasticamente a produção desses cultivos familiares. O resultado é a diminuição da renda, reduzindo o acesso à educação para a próxima geração camaronesa.
Meditemos sobre os sacrifícios que as famílias camaronesas estão passando como consequência das escolhas que fazemos em nossas próprias vidas. Consideremos como podemos sacrificar um pouco do nosso excesso de consumo em busca de um mundo mais justo.
Nós o convidamos a se conectar com pessoas que têm um histórico diferente do seu. Talvez a sua diocese tenha uma diocese irmã ou talvez os amigos de escola dos seus filhos tenham vindo do exterior. Reserve algum tempo para aprender como as mudanças climáticas afetam a região à qual você se encontra. Reze por relacionamentos mais profundos com aqueles que se radicaram nesse local.
“Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (John 13:34–35)
Comentários
Postar um comentário