DIA 15 - LAMENTE-SE




Lamentemos a destruição da criação de Deus e toda a dor causada. O arquipélago de Fiji é um exemplo perfeito de como os danos à criação fere a família humana.

Fiji está particularmente exposta aos efeitos das mudanças climáticas. Por se tratar de um grupo de ilhas de baixa altitude, é vulnerável ao aumento do nível do mar, o qual está associado ao aquecimento global. Os mares que se elevam trazem consigo água salgada às terras agrícolas, atrapalhando a agricultura. Mares mais altos e surtos de tempestades também provocam inundações, obrigando famílias inteiras a deixarem seus lares.

Devido a essas vulnerabilidades, toda a aldeia de Vunidogoloa, em Fiji, já foi relocada. A nação está se preparando para novas mudanças em massa e criou a designação legal de “refugiado climático” para acomodar a onda esperada de migrantes internos.

Apesar da incerteza enfrentada, o povo de Fiji estendeu seus braços aos vizinhos que correm riscos ainda maiores. Os habitantes da nação vizinha de Kiribati compraram 20 quilômetros quadrados de terra em Fiji. Eles planejam relocar a nação quando as mudanças climáticas tornarem sua terra inabitável.

Mesmo que lamentemos a perda da terra e o modo de vida em Fiji, damos graças pelo favor e cordialidade dos fijianos, e pela misericórdia de Deus, que sempre acolhe o nosso arrependimento.

Nós o convidamos a lamentar. Reflita sobre como seria perder sua casa e ser forçado a deixar seu país. Reze por todos os refugiados climáticos.

“Como está abandonada a cidade tão povoada! Assemelha-se a uma viúva a grande entre as nações. Rainha entre as províncias, ficou sujeita ao tributo.” (Lamentações 1:1)

“É graças ao Senhor que não fomos aniquilados, porque não se esgotou sua piedade. Cada manhã ele se manifesta e grande é sua fidelidade.” (Lamentações 3:22–23)

Comentários

AGUARDEM!!!!

AGUARDEM!!!!

Postagens mais visitadas